domingo, 30 de setembro de 2018

Atividade 02 - Para espécies diferentes: uma só função

Olá, amadas e amados da Vovó!
A atividade de hoje mostra a você, caro leitor, como diferentes documentos de espécies distintas podem oferecer a mesma função arquivística. No nosso caso, todas servem para comprovar o sucesso dos chocolates produzidos pelas mãos de fada de Vovó Juju. Abaixo iremos colocar exemplos desses documentos seguidos de um rápido histórico sobre eles.

Documento Fotográfico 
A fotografia, como adiantamos antes, faz com que Vovó Juju registre o resultado de suas receitas quando feitas pela primeira vez. A foto só é tirada caso o resultado tenha sido satisfatório (aqui leia-se com excelência quanto aparência e sabor). Se a receita não tiver sido boa, pode ter certeza que não rende uma fotografia como essas. A ideia da Vovó fotografar seus chocolates veio após ela ganhar uma câmera de um de seus netos no Natal de 1987. 


Certificado de Premiação
Vovó Juju tem inúmeras premiações e muitas delas com certificações! Aqui temos um exemplo do certificado que Vovó Juju recebeu diretamente das mãos do Presidente da Associação de Moradores do Condomínio onde ela mora. A receita da trufa de chocolate com recheio de creme de abacate recebeu seis notas dez dos jurados e uma nota nove e meio. Vovó acredita que a nota mais baixa tenha sido de Dona Risoleta, seu antigo desafeto e tesoureira da agremiação. Apesar de tudo, Vovó tirou o primeiro lugar. Enfim, o sucesso da receita foi tão grande que conquistou outras quatro premiações locais entre 2005 e 2006.


Formulário de Pesquisa
Para avaliar se determinada receita sai realmente com sucesso, Vovó Juju colhe de seus netinhos, demais parentes e amigos próximos um parecer por meio desse modelo de formulário de pesquisa de satisfação. A Vovó quer agradar bem o seu público e, por meio desse instrumento, acaba medindo o que pode melhorar. Funcionária aposentada de uma conhecida rede de supermercados, quando em atividade, Vovó ficava responsável por colher esse tipo de dado. Sendo assim, resolveu implementar a técnica para avaliar seus chocolates desde então.

Atividade 03 - Introduzindo novos modelos de Plano de Classificação

Olá, netinhos!
A atividade para hoje requer a construção de planos de classificação seguindo os modelos apresentados pelo arquivista espanhol Mariano Garcia Ruipérez. São diferentes formas de analisar a tipologia e série de documentos. 

Como o próprio autor destaca, são modelos que diferem em seu propósito final e são frutos de trabalho de profissionais de arquivo de diferentes locais da Espanha. Dentre esses, os netinhos escolheram dois modelos para classificar o nosso documento:

MODELO SEGUNDO O AYUNTAMENTO DE ZARAGOZA

Organismo Produtor: Vovó Juju
Código: N/A
Denominação do Tipo: Certificado de premiação para comprovação do êxito da receita
Definição: Documento de cunho declaratório que funciona como qualificador de pessoa ou produto, que após o devido trâmite é emitido e assinado por alguém eivado de credibilidade para tal.
Características Físicas/Extrínsecas:
Forma: Original
Formato: Folha Avulsa/Tamanho Ofício
Suporte: Papel
Gênero: Textual


MODELO SEGUNDO A COMUNIDAD DE MADRID (MERCEDES HEREDERO)


Tipo Documental

 Certificado de premiação para comprovação do êxito da receita


Organismo Produtor

Associação dos Moradores do 
Condomínio Arara Azul


Origem

Condomínio Arara Azul


Trâmite

Os participantes se inscrevem no concurso> preparam as receitas> os jurados experimentam> é selecionado um ganhador> recebe o certificado.


Função

Comprovação do êxito da receita


Valores e Prazos

1 ano no prazo Corrente, sem prazo no Intermediário e destinado à Guarda Permanente


Utilização

Usado para comprovar que a receita realmente foi preparada e com êxito.


Nº de exemplares

Único


Lugar de Conservação

Arquivo Pessoal na casa da Vovó Juju


Publicações que reconhecem o documento parcial ou integral

Uso do certificado em uma reportagem da revista Bom Humor


Acesso e Prazos

Ostensivo


Crescimento anual

Desconhecido


Observação

Não se aplica


quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Produção fotográfica no Fundo Vovó Juju

Olá queridas e queridos da Vovó!

           Todos sabemos que Vovó Juju é sucesso quando o assunto é chocolate artesanal. O que você, caro leitor, não sabe, e agora vamos dividir com você, é sobre uma particularidade que a vovó traz nas páginas de seu caderno de receitas. Costumeiramente, após produzir suas delícias que deram certo, ela registra os seus feitos por meio de fotografia. Em seguida, ela revela e cola na página da respectiva receita. Só de folhear esse caderno, você já se delicia. Para termos uma ideia, temos abaixo a página da receita que é a sua marca registrada:


            A fotografia para ser um documento de arquivo tem de estar atrelada a outras informações que caracterizem seu contexto de criação. Vovó Juju tem uma foto da primeira receita de trufa de abacate feita por ela, que está atrelada à receita escrita. Nesse contexto, essa fotografia serve como comprovação das atividades regulares realizadas pela Vovó, ou seja, a confecção de trufas de abacate.

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Documento autêntico ou não? Eis a questão

Olá, amigos da Vovó!

Uma das atividades para essa semana consiste em verificar qual dos documentos abaixo é autêntico ou não.  A questão é: o que valida um documento pra ser autêntico?  Tá faltando ou sobrando alguma coisa aí, moçada?

1) Dinheiro da poupança da Vovó



2) Nota Fiscal


sexta-feira, 14 de setembro de 2018

ATIVIDADE INDIVIDUAL DO DIA 14/09/2018 - Ciro Magno Abreu de Jesus


-Autor: Ciro Magno Abreu de Jesus

-Título: Documentos pessoais

-Data da imagem: 14/09/2018
-Cidade/ Local: Brasília-DF
-País: Brasil



-Resumo de conteúdo: Carteira Nacional de Habilitação – CNH

-Pé de foto informativo: Carteira nacional de Habilitação (frente e verso)
-Pé de foto literário: O documento representa uma espécie documental que comprova a autenticidade da informação de cidadão apto a conduzir veículos de categoria A e B. O QR Code no verso do documento, que começou a ser implantado a partir de 02 de maio de 2017, denominado CNH-e/ CNH Digital tem o objetivo de, além de ser mais um mecanismo de autenticação, facilitar a leitura do mesmo sem a necessidade de portá-lo, sendo possível ver pelo celular.



ATIVIDADE INDIVIDUAL DO DIA 14/09/2018 - Pamella Rodrigues




Conceito: Gestão Documental
Autor: Bruno Felipe –  Life Coach
Título: O Arquivista X A Gestão Documental – Uma visão geral
Data da imagem: 14/09/2018
Cidade/local: Joinville – SC  
País: Brasil

  • Resumo de conteúdo: Letras embaralhadas, fundo preto.
  • Pe de foto informativo: O poder da mente.
  • Pe de foto literário: As letras brancas embaralhadas em contraste com o fundo preto, formam uma frase, que exemplifica o poder e a qualidade da mente humana.


No decorrer da evolução da sociedade percebemos o aumento acelerado de documentos e informações produzidos pelas pessoas e pelas organizações, porém, é nítido o caos que se instala com essa crescente massa documental. O descaso por parte da sociedade e dos políticos, a falta de recursos e profissionais qualificados geram a rotulação de “pouco valor”, nos arquivos, tidos como “arquivo morto”, e só lembrado quando há a necessidade de comprovar algum ato ou quando parte da história se perde [como foi o caso do Museu Nacional – Rio de Janeiro]. A gestão documental – procedimentos e operações técnicas utilizadas para auxiliar a produção, a tramitação, o uso e a guarda (e/ou a eliminação) dos documentos – tem por finalidade expandir as habilidades do arquivista para ordenar o caos do arquivo. Os arquivos são tidos como fonte de informação única a respeito das pessoas e das organizações – um passaporte entre passado, presente e futuro. Mas para que essas informações possam estar acessíveis ao longo dos anos, é necessário gerir de forma eficiente, proporcionando qualidade, quando acessadas. Por isso a importância de ter um bom gestor e parâmetros que o auxilie. Vale ressaltar que o arquivista não é um mágico, por isso os procedimentos e as técnicas da gestão documental se fazem presente, reforçando que o trabalho em harmonia proporciona a continuidade da informação e de certo modo, dá história.

Atividade Individual do dia 14/09 - Luiz


Conceito: Autenticidade
Autor: Luiz Spíndola
Título: Bilhete Inautêntico
Data da imagem: 13/09/2018
Cidade/local: Brasília - DF - Faculdade de Ciência da Informação
País: Brasil

A imagem mostra uma mensagem colocada no quadro de avisos da Faculdade de Ciência da Informação informando que o Professor André não irá reprovar alunos esse semestre. A informação pode ser verídica ou não. Contudo, é necessário identificar se o documento possui todas as qualidades que legitimam o exercício da sua função administrativa. Essas qualidades tornariam o documento autêntico.¹ 
Nota-se claramente que as informações do aviso estão dispostas de forma confusa, o "carimbo" da secretaria foi desenhado à mão e a caligrafia não é a do professor. Além disso, a assinatura não possui sobrenome, apenas diz "Prof. André". Logo, esse documento certamente é inautêntico, e a autenticidade e a veracidade são características documentais complementares.

¹PORTO ANCONA LOPEZ, André. Sobre Autenticidade e Veracidade. 2010. Disponível em: <http://diplomaticaetipologia.blogspot.com/2010/04/sobre-autenticidade-e-veracidade.html>. Acesso em: 14 set. 2018. 

Um plano para a MCEbyte


Logo da falida empresa. R. I. P. MCEbyte

Olá visitante!

Na aula do dia 31/08 recebemos a missão de criar um plano de classificação para a empresa MCEbyte. Trata-se de um fundo fechado, ou seja, a organização não se encontra mais em atividade. Para nós, netinhos, nos foi passado uma pequena amostragem desse acervo para darmos conta dessa atividade. De pronto, descobrimos que A MCEbyte era uma empresa voltada para o turismo virtual por meio de implantes de memória. Logo, era de se esperar que os documentos por nós recebidos refletissem as atividades que a empresa desenvolvia. Entre esses documentos, temos imagens de projetos que logo descobrimos serem doações. Iniciamos nosso trabalho de construção do plano analisando o fundo e o resultado você pode conferir logo abaixo:



Bônus: Análise Diplomática Mínima e Plano Tipológico da MCEbyte

Análise Diplomática Mínima
Análise Diplomática Mínima dos documentos do Fundo MCEBytes
Denominação do documento
Ficha de Pedido
Tabela de preços
Ficha funcional
Folders
Nota fiscal
imagens
Forma
original
Cópia
Original
Cópia
Original múltiplo
Cópia
Formato e Dimensão
Folha avulsa, A5
Folha avulsa, A5
Folha avulsa, ofício
Folha avulsa, ofício
Folha avulsa, A5
Folha avulsa, ofício
Suporte
Papel
Papel
papel
Papel
Papel
Papel
Gênero
Textual
Textual
Textual e iconográfico
Textual e iconográfico
Textual
Iconográfico
Validação
Assinatura comprador, logomarca e endereço da empresa
Logomarca e endereço da empresa
Número do registro, logomarca e endereço da empresa
Logomarca e endereço da empresa
Série e número da nota, logomarca e endereço da empresa




Plano Tipológico
Fundo/ Titular: MCEBytes
Função
Espécie
Tipo Arquivístico
Controle de pedido e de autorização para viagem
Ficha
Ficha de pedido e autorização para viagem  (Ficha de pedido)
Controle de preços dos serviços oferecidos
Tabela de preços
Tabela de preços dos serviços oferecidos
Registro de compra de serviços
Nota fiscal (2ª via)
Nota fiscal de compra de serviços
Divulgação dos serviços oferecidos pela empresa
Folders
Folders de divulgação dos serviços
Registro dos funcionários
Ficha funcional
Ficha para registro dos funcionários (Ficha funcional)
Registro de ideias para futuros produtos
Imagens
Imagens de idéias para  produtos futuros