Conceito: Gestão Documental
Autor: Bruno Felipe – Life Coach
Título: O Arquivista X A Gestão
Documental – Uma visão geral
Data da imagem:
14/09/2018
Cidade/local:
Joinville – SC
País: Brasil
- Resumo de
conteúdo: Letras embaralhadas, fundo preto.
- Pe de
foto informativo: O poder da mente.
- Pe de foto
literário: As letras brancas embaralhadas em contraste com o
fundo preto, formam uma frase, que exemplifica o poder e a qualidade da
mente humana.
No decorrer da evolução da
sociedade percebemos o aumento acelerado de documentos e informações produzidos
pelas pessoas e pelas organizações, porém, é nítido o caos que se instala com
essa crescente massa documental. O descaso por parte da sociedade e dos
políticos, a falta de recursos e profissionais qualificados geram a rotulação
de “pouco valor”, nos arquivos, tidos como “arquivo morto”, e só lembrado quando
há a necessidade de comprovar algum ato ou quando parte da história se perde
[como foi o caso do Museu Nacional – Rio de Janeiro]. A gestão documental – procedimentos
e operações técnicas utilizadas para auxiliar a produção, a tramitação, o uso e
a guarda (e/ou a eliminação) dos documentos – tem por finalidade expandir as habilidades
do arquivista para ordenar o caos do arquivo. Os arquivos são tidos como fonte de
informação única a respeito das pessoas e das organizações – um passaporte
entre passado, presente e futuro. Mas para que essas informações possam estar
acessíveis ao longo dos anos, é necessário gerir de forma eficiente,
proporcionando qualidade, quando acessadas. Por isso a importância de ter um
bom gestor e parâmetros que o auxilie. Vale ressaltar que o arquivista não é um
mágico, por isso os procedimentos e as técnicas da gestão documental se fazem
presente, reforçando que o trabalho em harmonia proporciona a continuidade da
informação e de certo modo, dá história.